RELAÇÃO ENTRE CULTURA E ESCOLA
Sobre
a relação estabelecida entre cultura e escola pode-se afirmar que a
escola é uma instituição cultural, “portanto as relações entre
escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois pólos
independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia
tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados”(
Candau e Moreira, 2003). A escola é um encontro de culturas
produzidas no cotidiano, na vivência dos indivíduos. Porém, tem-se
a cultura produzida por outras gerações e que também tem na escola
seu ponto de disseminação. Nesse sentido os autores afirmam que a
escola é responsável por transmitir cultura e oferecer às novas
gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a
humanidade. Ou seja, é a escola cumprindo seu papel principal, que é
a partir da realidade vivenciada por uma comunidade fazer compreender
sua origem e sua história.
Candau
e Moreira ( 2003), colocam culturas no plural. Pode-se afirmar que
desta forma referem-se ao encontro das diferentes culturas que se
encontram na escola, ou seja, ponderam que as trajetórias
individuais devem ser consideradas na hora de estabelecer o
currículo. Historicamente a escola tem uma visão de monocultura. O
currículo estabelecido por diretrizes curriculares, não leva em
conta a multiculturalidade presente na sala de aula. Neste sentido os
autores afirmam que a escola “esta sendo chamada a lidar com a
pluralidade, abrir espaços para a manifestação e valorização da
diversidade”. Os autores propõe uma releitura da própria visão
da educação, porém essa questão passa essencialmente pela
formação do docente. O processo todo se inicia na formação dos
docentes que irão atuar com esta multiculturalidade, e, na maioria
das vezes já é deficiente. Bom, então se o professor teve uma
formação deficiente é obrigado a assumir uma nova postura, novos
objetivos, novos conteúdos e novas estratégias de ensino para poder
dar conta da realidade encontrada nas salas de aula contemporâneas.
A
realidade encontrada nas escola do nosso sistema de ensino, tanto
municipal quanto estadual é exatamente este descrito pelos autores.
Encontram-se na mesma sala de aula alunos oriundos de diversas
culturas, com diferentes aptidões para o aprendizado, com variados
interesses, enfim, uma realidade diversa, para a qual é necessário
encontrar formas de ensino que sejam capazes de dar conta dessa gama
imensa de diversidades.
Texto
desenvolvido para a Sala - Currículo, Cultura e Conhecimento – do
Curso de Coordenação Pedagógica – UFRGS - 2013
Referência
Bibliográfica:
CANDAU, Vera Maria e
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Educação escolar e cultura(s):
construindo caminhos. Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro, Revista Brasileira de Educação, Departamento de
EducaçãoMaio/Jun/Jul/Ago 2003 Nº 23
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