quinta-feira, 13 de março de 2014

RELAÇÃO ENTRE CULTURA E ESCOLA


RELAÇÃO ENTRE CULTURA E ESCOLA



Sobre a relação estabelecida entre cultura e escola pode-se afirmar que a escola é uma instituição cultural, “portanto as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois pólos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados”( Candau e Moreira, 2003). A escola é um encontro de culturas produzidas no cotidiano, na vivência dos indivíduos. Porém, tem-se a cultura produzida por outras gerações e que também tem na escola seu ponto de disseminação. Nesse sentido os autores afirmam que a escola é responsável por transmitir cultura e oferecer às novas gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a humanidade. Ou seja, é a escola cumprindo seu papel principal, que é a partir da realidade vivenciada por uma comunidade fazer compreender sua origem e sua história.
Candau e Moreira ( 2003), colocam culturas no plural. Pode-se afirmar que desta forma referem-se ao encontro das diferentes culturas que se encontram na escola, ou seja, ponderam que as trajetórias individuais devem ser consideradas na hora de estabelecer o currículo. Historicamente a escola tem uma visão de monocultura. O currículo estabelecido por diretrizes curriculares, não leva em conta a multiculturalidade presente na sala de aula. Neste sentido os autores afirmam que a escola “esta sendo chamada a lidar com a pluralidade, abrir espaços para a manifestação e valorização da diversidade”. Os autores propõe uma releitura da própria visão da educação, porém essa questão passa essencialmente pela formação do docente. O processo todo se inicia na formação dos docentes que irão atuar com esta multiculturalidade, e, na maioria das vezes já é deficiente. Bom, então se o professor teve uma formação deficiente é obrigado a assumir uma nova postura, novos objetivos, novos conteúdos e novas estratégias de ensino para poder dar conta da realidade encontrada nas salas de aula contemporâneas.
A realidade encontrada nas escola do nosso sistema de ensino, tanto municipal quanto estadual é exatamente este descrito pelos autores. Encontram-se na mesma sala de aula alunos oriundos de diversas culturas, com diferentes aptidões para o aprendizado, com variados interesses, enfim, uma realidade diversa, para a qual é necessário encontrar formas de ensino que sejam capazes de dar conta dessa gama imensa de diversidades.
Texto desenvolvido para a Sala - Currículo, Cultura e Conhecimento – do Curso de Coordenação Pedagógica – UFRGS - 2013

Referência Bibliográfica:
CANDAU, Vera Maria e MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Educação, Departamento de EducaçãoMaio/Jun/Jul/Ago 2003 Nº 23


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