segunda-feira, 17 de março de 2014

CINEMA NA 29 DE SETEMBRO




A preocupação em encontrar formas diferenciadas e diversificadas de trabalhos em sala de aula nos leva a ideia de trabalhar com a produção de vídeos. Surge com a problemática relacionada à utilização da cultura midiática nas aulas e com a necessidade de o aluno ter oportunidades de exploração destas culturas, tidas como o centro de atenção de todos os jovens. O trabalho com produção de vídeos é uma forma de prepará-los para se expressarem, por meio do audiovisual, num mundo onde saber comunicar-se é de fundamental importância.

Objetivos:
  • Utilizar a produção Audio-Visual como forma de expressão;
  • Conhecer os diversos Gêneros Cinematográficos
  • Conhecer as etapas da produção de um filme;
  • Produzir um curta-metragem.

Operacionalização:
O projeto será desenvolvido em conjunto, pelas professoras de Informática e Português com as turmas do 8º e 9 ano.
Uma vez por semana os alunos serão levados ao laboratório de Informática para o desenvolvimento do projeto. O Blog http://cinemana29.blogspot.com.br/ servirá como registro de todas as etapas da produção, com o objetivo de registrar as dificuldades encontradas pelos alunos na realização do empreendimento.


Etapa 1 - Conhecendo mais sobre Cinema. Nesta etapa do projeto os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a linguagem Audiovisual, desde sua origem, com os primeiros filmes produzidos até as produções mais recentes.
Documentário – A invenção do cinema https://www.youtube.com/watch?v=tkkl7_oDxXU
Filme: A cura – Charles Chaplin – Cinema mudo.
Nesta etapa ainda, os alunos conhecem outro projetos de produção cinematográfica por alunos e professores.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-de-aula-desenvolvimento-tv-online-731566.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/cinema-une-arte-informatica-424909.shtml

Nuvem TV - a nuvem TV é um exemplo de vídeos produzidos por alunos de diversos lugares do Brasil.
http://www.nuvem.tv/?p=inicio

Meu primeiro filme - Site do Professor Carlos Gerbase - Filmes feitos por alunos. O site também mostra filmes premiados em cada categoria.
http://www.primeirofilme.com.br/site/o-festival/filmes-participantes/
http://curtahistorias.mec.gov.br/vencedores


Etapa 2: Apropriação de conceitos básicos sobre o Cinema- Nesta etapa os alunos serão levados a conhecer os principais conceitos sobre a produção de cinema.
Tipos de filmes: Documentário, Entrevista, Animação e filme (ficção, romance, terror, suspense, comédia, etc.)
Pesquisa na Internet, pelos alunos, sobre cada um dos Gêneros cinematográficos citados. Produção de material em Apresentação Eletrônica sobre os Gêneros cinematográficos.


Entrevista do professor Garlos Gerbase da PUC – Porto Alegre sobre produção do primeiro filme.

Produção de material em Apresentação eletrônica sobre os principais conceitos que envolvem a produção cinematográfica.


Etapa 3: Fases da produção de um filme: Nesta etapa os alunos serão levados a conhecer todas as etapas, da produção de um filme.
1°Etapa - Criação do roteiro
2°Etapa - Levantamento de custos (orçamento)
3°Etapa - Escolha do elenco
4°Etapa - Agendamento de locais
5°Etapa - Equipamentos cinematográfico
6°Etapa - Figurino, objetos e utilitários de cena
7°Etapa - Pré-ensaio
8°Etapa - Preparação do cenário
9°Etapa – Ação
10°Etapa - Sonoplastia ou fundo musical
11°Etapa – Montagem


Etapa 4: Definição das tarefas: Nesta etapa os alunos definirão quais serão as tarefas de cada integrante do grupo, considerando as fases da produção do filme.


Etapa 5: Início das atividades - Nesta etapa do trabalho os alunos inciam a pesquisa para a escrita do roteiro. Deverão buscar materiais em biblioteca, internet e outros para embasar a escrita do roteiro. Este roteiro será avaliado pela professora de Português e será reescrito até obter o resultado esperado.


Etapa 6: Filmagens – Esta etapa do projeto será destinada a produção das cenas pelos alunos, nos espaços definidos e com os equipamentos disponíveis.


Etapa 7: Finalização e montagem – Esta etapa será destinada a montagem e sonorização do filme.


Etapa 8: Exibição e avaliação: nesta etapa todos os alunos do 8º e 9º ano assistem os filmes, fazendo comentários e avaliações.


Avaliação:
- A participação (envolvimento, comprometimento e dedicação) de cada estudante durante os trabalhos, identificando se os conhecimentos que possuíam antes das tarefas se ampliaram.
- O desempenho dos estudantes durante as discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão, no texto redigido pelas equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário