A
preocupação em encontrar formas diferenciadas e diversificadas de
trabalhos em sala de aula nos leva a ideia de trabalhar com a
produção de vídeos. Surge com
a problemática relacionada à utilização da cultura midiática nas
aulas e com a necessidade de o aluno ter oportunidades de exploração
destas culturas, tidas como o centro de atenção de todos os jovens.
O trabalho com produção de vídeos é uma forma de prepará-los para
se expressarem, por meio do audiovisual, num mundo onde saber
comunicar-se é de fundamental importância.
Objetivos:
- Utilizar a produção Audio-Visual como forma de expressão;
- Conhecer os diversos Gêneros Cinematográficos
- Conhecer as etapas da produção de um filme;
- Produzir um curta-metragem.
Operacionalização:
O
projeto será desenvolvido em conjunto, pelas professoras de
Informática e Português com as turmas do 8º e 9 ano.
Uma
vez por semana os alunos serão levados ao laboratório de
Informática para o desenvolvimento do projeto. O Blog http://cinemana29.blogspot.com.br/ servirá como registro de todas as etapas da produção, com o
objetivo de registrar as dificuldades encontradas pelos alunos na
realização do empreendimento.
Etapa
1 - Conhecendo mais sobre Cinema. Nesta etapa do projeto os
alunos irão conhecer um pouco mais sobre a linguagem Audiovisual,
desde sua origem, com os primeiros filmes produzidos até as
produções mais recentes.
As
origens do cinema:
http://www.youtube.com/watch?v=f7JQvgYLkg8&feature=related
Documentário
– A invenção do cinema
https://www.youtube.com/watch?v=tkkl7_oDxXU
Filme:
A cura – Charles Chaplin – Cinema mudo.
Nesta
etapa ainda, os alunos conhecem outro projetos de produção
cinematográfica por alunos e professores.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-de-aula-desenvolvimento-tv-online-731566.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/cinema-une-arte-informatica-424909.shtml
Nuvem TV - a nuvem TV é um exemplo de vídeos produzidos por alunos de diversos lugares do Brasil.
http://www.nuvem.tv/?p=inicio
Meu primeiro filme - Site do Professor Carlos Gerbase - Filmes feitos por alunos. O site também mostra filmes premiados em cada categoria.
http://www.primeirofilme.com.br/site/o-festival/filmes-participantes/
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/cinema-une-arte-informatica-424909.shtml
Nuvem TV - a nuvem TV é um exemplo de vídeos produzidos por alunos de diversos lugares do Brasil.
http://www.nuvem.tv/?p=inicio
Meu primeiro filme - Site do Professor Carlos Gerbase - Filmes feitos por alunos. O site também mostra filmes premiados em cada categoria.
http://www.primeirofilme.com.br/site/o-festival/filmes-participantes/
http://curtahistorias.mec.gov.br/vencedores
Etapa
2: Apropriação de conceitos básicos sobre o Cinema- Nesta
etapa os alunos serão levados a conhecer os principais conceitos
sobre a produção de cinema.
Tipos
de filmes: Documentário, Entrevista, Animação e filme (ficção,
romance, terror, suspense, comédia, etc.)
Pesquisa
na Internet, pelos alunos, sobre cada um dos Gêneros
cinematográficos citados. Produção de material em Apresentação
Eletrônica sobre os Gêneros cinematográficos.
Entrevista
do professor Garlos Gerbase da PUC – Porto Alegre sobre produção
do primeiro filme.
Produção
de material em Apresentação eletrônica sobre os principais
conceitos que envolvem a produção cinematográfica.
Etapa
3: Fases da produção de um filme: Nesta etapa os alunos
serão levados a conhecer todas as etapas, da produção de um filme.
1°Etapa
- Criação do roteiro
2°Etapa
- Levantamento de custos (orçamento)
3°Etapa
- Escolha do elenco
4°Etapa
- Agendamento de locais
5°Etapa
- Equipamentos cinematográfico
6°Etapa
- Figurino, objetos e utilitários de cena
7°Etapa
- Pré-ensaio
8°Etapa
- Preparação do cenário
9°Etapa
– Ação
10°Etapa
- Sonoplastia ou fundo musical
11°Etapa
– Montagem
Etapa
4: Definição das tarefas: Nesta etapa os alunos definirão
quais serão as tarefas de cada integrante do grupo, considerando as
fases da produção do filme.
Etapa
5: Início das atividades - Nesta etapa do trabalho os
alunos inciam a pesquisa para a escrita do roteiro. Deverão buscar
materiais em biblioteca, internet e outros para embasar a escrita do
roteiro. Este roteiro será avaliado pela professora de Português e
será reescrito até obter o resultado esperado.
Etapa
6: Filmagens – Esta etapa do projeto será destinada a
produção das cenas pelos alunos, nos espaços definidos e com os
equipamentos disponíveis.
Etapa
7: Finalização e montagem – Esta etapa será destinada a
montagem e sonorização do filme.
Etapa
8: Exibição e avaliação: nesta etapa todos os alunos do
8º e 9º ano assistem os filmes, fazendo comentários e
avaliações.
Avaliação:
-
A participação (envolvimento, comprometimento e dedicação) de
cada estudante durante os trabalhos, identificando se os
conhecimentos que possuíam antes das tarefas se ampliaram.
- O desempenho dos estudantes durante as discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão, no texto redigido pelas equipes.
- O desempenho dos estudantes durante as discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão, no texto redigido pelas equipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário