quinta-feira, 6 de março de 2014

PLANEJAMENTO INFORMÁTICA


ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO


Os alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano trabalham na informática com projetos interdisciplinares que visam apoiar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e trabalhados ao longo ano letivo.
As aulas de informática dão oportunidade às crianças de interagirem com o computador de forma prazerosa e dinâmica. Através de Projetos e atividades realizados no Laboratório de Informática estimula-se o pensamento criativo e prepara-se o aluno para o uso das novas tecnologias. Desta maneira aprende-se a usar os recursos da informática naturalmente em seu próprio ritmo.
As aulas de informática são ministradas uma vez por semana, no mínimo, com duração de 50 minutos. A professora de sala acompanha os alunos no Laboratório juntamente com a professora mediadora de informática, seguido de um planejamento antecipado.


OBJETIVOS TECNOLÓGICOS:


-Desenvolver atitudes corretas no uso do computador
-Apropriar-se das habilidades tecnológicas básicas
-Explorar, experimentar, levantar hipóteses, comparar, tomar decisões em diferentes programas,
-Demonstrar iniciativa e autonomia no uso do computador
-Utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem
-Utilizar o computador como meio de expressão, comunicação e criatividade.




CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS POR SÉRIE:


1º ANO


Alguns softwares que poderão ser utilizados:
- Gcompris - Tux Paint - Impress
-Writer- KolourPaint - Domínio Público
-Internet (software educacional)


CONTEÚDO


-Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-Ligar e desligar;
-Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
-Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais;
-Abrir programas;
-Identificar os botões de fechar, minimizar, maximizar.
- Identificar barra de rolagem;
-Identificar barra de ferramentas dos programas pedagógicos.


2º ANO


Alguns softwares que poderão ser utilizados:


-Gcompris- Tux Paint - Impress
-Writer- KolourPaint - TuxMath
- Internet (software educacional) - Domínio Público




CONTEÚDO
- Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
- Ligar e desligar;
- Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
- Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais; F5;
- Abrir programas;
- Identificar os botões de fechar, minimizar, maximizar.
- Salvar alterações de arquivos;
- Utilizar ferramentas: cor, fonte;
- Selecionar palavras e parágrafos;
  • Identificar barra de rolagem;
  • Identificar barra de ferramentas dos programas pedagógicos.


3º ANO
Alguns softwares que poderão ser utilizados:
-Gcompris - Tux Paint - Impress
- Writer – KolourPaint – TuxMath - Keduca
-Internet (software educacional, navegação em sites)


CONTEÚDO
- Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
- Ligar e desligar;
- dentificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
- Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais; F5;
- Abrir programas;
- Identificar os botões de fechar, minimizar, maximizar.
-Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-Diferenciar sites e e-mail;
-Salvar alterações de arquivos;
-Selecionar palavras e parágrafos;
-Identificar barra de ferramentas dos programas pedagógicos.
-Identificar barra de título, ferramentas, menu, rolagem, status, tarefa;
-Identificar régua, botão iniciar, ícone;
-Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-Formatar texto (fonte e cor) e figura (caso esteja salvo no computador).




4º ANO e 5º ANO


Alguns softwares que poderão ser utilizados:
- Gcompris - Tux Paint - Impress
- Writer – KolourPaint - TuxMath
- Keduca - Domínio Público - Kpercentage
- Kbruch - Internet (software educacional, navegação em sites, pesquisa)


CONTEÚDO
-Identificar barra de título, ferramentas, menu,rolagem, status, tarefa;
-Identificar régua, botão inicio, ícone;
-Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-Ligar e desligar o computador corretamente;
-Identificar o manuseio do mouse e teclado;
-Identificar os botões de fechar, minimizar, maximiza e restaurar;
-Diferenciar sites, portais e e-mail;
-Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-Utilizar sites de pesquisas;
-Criar arquivos novos e salvar;
-Utilizar várias janelas e programas ao mesmo tempo;
-Inserir texto e figura;
-Formatar texto e figura;
-Utilizar recursos gráficos;
-Configurar página, marcadores e numeração;
-Criar pastas, copiar e colar;
-Inserir slides, formatar plano de fundo;
-Efeitos, animação e apresentação de slides


ENSINO FUNDAMENTAL: 6º AO 9º ANO

Os alunos do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, devem trabalhar em nível básico com textos, figuras, tratamento e edição de imagens, desenvolvendo apresentações multimídia, criação de blogs, revistas eletrônicas, pesquisa e postagem em internet, dentre outros.
Assim, o computador é utilizado como uma ferramenta de apoio para enriquecer o ambiente de aprendizagem, onde o aluno interage e constrói novos conhecimentos sobre os assuntos abordados.
As aulas de informática acontecem quando os professores programam sua aula no laboratório de Informática, aliando conteúdo programático do Ensino Fundamental com os recursos da tecnologia.


OBJETIVOS TECNOLÓGICOS:


-Desenvolver atitudes corretas no uso do computador;
-Apropriar-se das habilidades tecnológicas básicas;
-Explorar, experimentar, levantar hipóteses, comparar, tomar decisões em diferentes programas;
-Demonstrar iniciativa e autonomia no uso do computador;
-Utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem;
-Utilizar o computador como meio de expressão, comunicação e criatividade;


Alguns softwares que poderão ser utilizados:
-Gcompris - Tux Paint - Impress - Writer - KolourPaint - TuxMath
-Keduca- Domínio Público - Kpercentage -KBruch- Internet (software educacional, navegação em sites, pesquisa)Writter (Editor de Textos) Impress(Editor de apresentações) -Calc (planilhas)- Hagaquê (história em quadrinhos) - Criação de blogs




CONTEÚDO
-Identificar barra de título, ferramentas, menu, rolagem, status, tarefa;
-Identificar régua, botão inicio, ícone;
-Identificar Disquete, CD-Rom, entrada USB e de áudio;
-Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
-Ligar e desligar o computador corretamente;
-Identificar o manuseio do mouse e teclado;
-Identificar os botões de fechar, minimizar, maximiza e restaurar;
-Diferenciar sites, portais e e-mail;
-Identificar a barra de endereço eletrônicos;
-Utilizar sites de pesquisas;
-Criar arquivos novos e salvar;
-Utilizar várias janelas e programas ao mesmo tempo;
-Inserir e formatar figuras e imagens;
-Utilizar recursos gráficos;
-Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, selecionar todo o texto e visualizar página.
-Inserir textos, apagar, deletar, colar, copiar e recortar;
-Configurar página, marcadores e numeração;
-Criar pastas, copiar e colar;
-Criar documentos de apresentação eletrônica, inserir slides, formatar plano de fundo;
-Efeitos, animação e apresentação de slides.
-Formatar página, parágrafo, alinhamento, fonte, marcadores e numerações, inserir e formatar tabela, inserir figuras, inserir slides, selecionar todo o texto, visualizar slides e animações.
-Conhecer os principais serviços da internet (navegação, pesquisa, chat, e-mails).
-Uso da Internet para pesquisa (visitas a alguns sites).
-Pesquisar, ler e selecionar conteúdos necessários à pesquisa
-Copiar, recortar, colar e salvar;
-Reconhecer a fonte de pesquisa.
-Identificar as ferramentas básicas do Broffice calc
-Diferenciar células verticais e horizontais;
-Formatar células, inserir textos e imagens no calc;   
-Construir tabelas, gráficos e planilhas no Calc
-Construir histórias em quadrinhos, sabendo montar suas páginas, criar suas histórias com personagens;
-Buscar personagens a partir de ilustração própria (kolourpaint), cliparts ou baixar da internet.
-Criar blogs postando seus textos, vídeos, imagens, utilizando a internet como um recurso de comunicação.
-Postar conteúdos em fórum, blogs,


Referências Bibliográficas
GADOTTI, Moacir, ROMÃO, José E. (orgs.).Autonomia da Escola:Princípios e Propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de.; VEIGA, Ilma Passos A .( orgs.).Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.
RIOS, Terezinha A. Significados e Pressupostos do projeto pedagógico. In: Série Idéias nº 15, São Paulo: FDE, 1993.
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática – os computadores na escola. São Paulo: Ed. Cortez, 1988.
LOLINI, Paulo. Didática e Computador quando e como a informática na escola. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa. Campinas: Papirus Editora, 1997.

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