quinta-feira, 6 de março de 2014

ESTADO, POLÍTICAS E DIREITO À EDUCACAÇÃO


Estado, políticas e direito à Educação
Com a consolidação dos deveres do estado e com a ampliação dos direitos dos cidadãos, como a educação, por exemplo, tem-se o acesso à educação, porém isso não garante a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. As políticas públicas garantem o direito à educação, colocam todos na escola, independente de condição social, física ou intelectual.
Hoje a grande discussão na educação está em torno da qualidade na educação, mas que referencias de qualidade estão sendo adotadas? Quais são os parâmetros para dizer o que é qualidade na Educação. Como conseguimos garantir a tão falada qualidade?
No meu entendimento o ponto central desta discussão é elaboração de políticas públicas efetivas com garantia de financiamento por parte do Estado. Uma vez que conseguirmos a garantia de financiamento das ações e metas previstas, estaremos avançando na questão da qualidade na educação, pois sem dinheiro não se faz nada. Outro fator fundamental para garantir a qualidade na educação é a questão do currículo, onde as competências básicas para se locomover na Sociedade da Informação devem ser priorizadas. Não faz sentido continuar com escolas conteudistas, preocupadas apenas com aspectos quantitativos da aprendizagem, onde os aspectos de formação do indivíduo para o exercício da cidadania e da democracia ficam em segundo plano.

Rosmeri Ceconi – rosmericeconi@gmail.com
Texto elaborado para a sala de POLÍTICAS DE GESTÃO PÚBLICA do Curso de Coordenação Pedagógica – UFRGS – 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário