quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

19º Seminário de Educação e Tecnologia - FACCAT





O Blog da Pipa Comunicação elaborou uma mega postagem com indicações de recursos e ferramentas online muito úteis para incrementar aulas, apresentações e palestras.


SITE COM CURSOS DE PROGRAMAÇÃO
http://code.org/




Livro: Objetos de aprendizagem: teoria e prática


Bárbara Gorziza Avila, Marta Rosecler Bez, Valéria Machado

:
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/102993



Design Thinking para Educadores


Versão em Português do material "Design Thinking for Educators", da IDEO, uma empresa de consultoria em inovação e design thinking.
Licenciado em CC BY NC SA, o material será disponibilizado em um site para download na íntegra e em capítulos.


Livro: Recursos Educacionais Abertos no Brasil


Instituto para a Aplicação das Tecnologias da Informação à E

    A tradução agora é publicada com uma licença aberta e está disponível para download     
        em: http://goo.gl/iSfb4p




sexta-feira, 17 de outubro de 2014

INCLUSÃO TECNOLÓGICA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO

INCLUSÃO TECNOLÓGICA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO

Claudete Inês Brentano Kuhn
A inserção da tecnologia está cada vez mais evidente no cotidiano das pessoas, sendo constantemente utilizada como ferramenta de apoio ou mediadora de diversas atividades pessoais, de trabalho e de fim educacional. Diante dessa nova perspectiva, aliada às propostas de metodologias diferenciadas de aprendizado, questiona-se a real efetividade da introdução da internet e demais ferramentas tecnológicas no processo de ensino.
Cabendo à tecnologia a realização de uma infinidade de tarefas, principalmente no meio profissional, compreende-se a importância das escolas incorporarem o uso de tais sistemas e aplicativos desde as séries iniciais, ao currículo ou às disciplinas, de modo a proporcionar bases sólidas ao aluno para as demandas do futuro. Autores defendem a prática de didáticas alternativas, que incluem a tecnologia e valorizam o conhecimento e o interesse do aluno de modo que o processo de ensino seja contínuo, gradual e prazeroso, porém, salienta-se a importância de atentar-se à intencionalidade pedagógica, uma vez que a inserção de novas ferramentas deva contribuir e enriquecer o aprendizado e, de forma alguma, desvirtuá-lo. O professor não pode ser alheio às novas possibilidades de ensino, o que não significa permitir o uso indiscriminado da tecnologia nas atividades, utilizada “muitas vezes sem critério e com situações claras e inequívocas de deslumbramento tecnológico e de sedução de clientes, em detrimento do uso da informática de modo criativo e embasado por intenções educativas” (SANTOS, 2003).
Sendo assim, é imprescindível que o docente tenha pleno conhecimento sobre a sua turma, sobre a escola e sobre a funcionalidade das opções metodológicas a fim de desenvolver um planejamento potencial, coerente com a realidade e eficiente no sentido educacional, contemplando as possibilidades e promovendo um processo de ensino aprendizagem competente e motivador.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SANTOS, Gilberto Lacerda. A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores. Universidade de Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 08 jul. 2014.

segunda-feira, 31 de março de 2014

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS MÍDIAS

USO DO BLOG

Pesquisando sobre o uso do Blog como ferramenta para o ensino encontramos diversos artigos acadêmicos, dissertações de mestrado e até teses de doutorado. Todos estes, apresentando o Blog como um recurso excelente, que deveria ser usado  e explorado pelos educadores em sala de aula. No entanto, encontramos poucos escritos sobre experiências concretas, análises de trabalhos onde  professor e alunos fazem do Blog uma ferramenta de Ensino e Aprendizagem.
Apesar do Blog ser um recurso com uma interatividade restrita, se comparado com as redes sociais, pois a postagem de conteúdos apresenta uma certa dificuldade quando se trata de apresentações eletrônicas, por exemplo, pode ser muito bem explorado, podendo ser usado para disponibilizar conteúdos, por meio de vídeos, textos, etc.

Neste ano, na EMEF 29 de Setembro os professores estarão sendo capacitados para o uso desta ferramenta.
Para início de conversa serão apresentados dois textos:
Blog: diário de aprendizagem disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml
Sete motivos para um professor criar um Blog.
http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636

Os professores serão convidados a conhecer Blogs, cujo conteúdo de cunho pedagógico, pretende ser um espaço de trocas de experiências e divulgação de trabalhos realizados com alunos ou reflexões dos próprios professores.






Em seguida pretende-se que cada professor crie seu Blog. Estes definirão o objetivo que terão para seu Blog.
Num primeiro momento o professor precisa explorar a ferramenta, saber o que pode fazer e como fazer. Precisa adquirir confiança para poder fazer um bom uso. Somente depois de conhecer bem e sentir-se seguro o professor usará o recurso com seu aluno, caso contrário será mais tempo perdido.

PASSO A PASSO PARA CRIAR BLOG


Existem vários provedores onde é possível criar um Blog, mas, o mais fácil de usar é Blogspot do GMAIL.
Fazer login na página do Google. Acessar a página do Bloger.
 Clicar em Novo Blog e iniciar as configurações desejadas.




segunda-feira, 17 de março de 2014

CINEMA NA 29 DE SETEMBRO




A preocupação em encontrar formas diferenciadas e diversificadas de trabalhos em sala de aula nos leva a ideia de trabalhar com a produção de vídeos. Surge com a problemática relacionada à utilização da cultura midiática nas aulas e com a necessidade de o aluno ter oportunidades de exploração destas culturas, tidas como o centro de atenção de todos os jovens. O trabalho com produção de vídeos é uma forma de prepará-los para se expressarem, por meio do audiovisual, num mundo onde saber comunicar-se é de fundamental importância.

Objetivos:
  • Utilizar a produção Audio-Visual como forma de expressão;
  • Conhecer os diversos Gêneros Cinematográficos
  • Conhecer as etapas da produção de um filme;
  • Produzir um curta-metragem.

Operacionalização:
O projeto será desenvolvido em conjunto, pelas professoras de Informática e Português com as turmas do 8º e 9 ano.
Uma vez por semana os alunos serão levados ao laboratório de Informática para o desenvolvimento do projeto. O Blog http://cinemana29.blogspot.com.br/ servirá como registro de todas as etapas da produção, com o objetivo de registrar as dificuldades encontradas pelos alunos na realização do empreendimento.


Etapa 1 - Conhecendo mais sobre Cinema. Nesta etapa do projeto os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a linguagem Audiovisual, desde sua origem, com os primeiros filmes produzidos até as produções mais recentes.
Documentário – A invenção do cinema https://www.youtube.com/watch?v=tkkl7_oDxXU
Filme: A cura – Charles Chaplin – Cinema mudo.
Nesta etapa ainda, os alunos conhecem outro projetos de produção cinematográfica por alunos e professores.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-de-aula-desenvolvimento-tv-online-731566.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/cinema-une-arte-informatica-424909.shtml

Nuvem TV - a nuvem TV é um exemplo de vídeos produzidos por alunos de diversos lugares do Brasil.
http://www.nuvem.tv/?p=inicio

Meu primeiro filme - Site do Professor Carlos Gerbase - Filmes feitos por alunos. O site também mostra filmes premiados em cada categoria.
http://www.primeirofilme.com.br/site/o-festival/filmes-participantes/
http://curtahistorias.mec.gov.br/vencedores


Etapa 2: Apropriação de conceitos básicos sobre o Cinema- Nesta etapa os alunos serão levados a conhecer os principais conceitos sobre a produção de cinema.
Tipos de filmes: Documentário, Entrevista, Animação e filme (ficção, romance, terror, suspense, comédia, etc.)
Pesquisa na Internet, pelos alunos, sobre cada um dos Gêneros cinematográficos citados. Produção de material em Apresentação Eletrônica sobre os Gêneros cinematográficos.


Entrevista do professor Garlos Gerbase da PUC – Porto Alegre sobre produção do primeiro filme.

Produção de material em Apresentação eletrônica sobre os principais conceitos que envolvem a produção cinematográfica.


Etapa 3: Fases da produção de um filme: Nesta etapa os alunos serão levados a conhecer todas as etapas, da produção de um filme.
1°Etapa - Criação do roteiro
2°Etapa - Levantamento de custos (orçamento)
3°Etapa - Escolha do elenco
4°Etapa - Agendamento de locais
5°Etapa - Equipamentos cinematográfico
6°Etapa - Figurino, objetos e utilitários de cena
7°Etapa - Pré-ensaio
8°Etapa - Preparação do cenário
9°Etapa – Ação
10°Etapa - Sonoplastia ou fundo musical
11°Etapa – Montagem


Etapa 4: Definição das tarefas: Nesta etapa os alunos definirão quais serão as tarefas de cada integrante do grupo, considerando as fases da produção do filme.


Etapa 5: Início das atividades - Nesta etapa do trabalho os alunos inciam a pesquisa para a escrita do roteiro. Deverão buscar materiais em biblioteca, internet e outros para embasar a escrita do roteiro. Este roteiro será avaliado pela professora de Português e será reescrito até obter o resultado esperado.


Etapa 6: Filmagens – Esta etapa do projeto será destinada a produção das cenas pelos alunos, nos espaços definidos e com os equipamentos disponíveis.


Etapa 7: Finalização e montagem – Esta etapa será destinada a montagem e sonorização do filme.


Etapa 8: Exibição e avaliação: nesta etapa todos os alunos do 8º e 9º ano assistem os filmes, fazendo comentários e avaliações.


Avaliação:
- A participação (envolvimento, comprometimento e dedicação) de cada estudante durante os trabalhos, identificando se os conhecimentos que possuíam antes das tarefas se ampliaram.
- O desempenho dos estudantes durante as discussões e a capacidade de argumentação, além da coerência e da coesão, no texto redigido pelas equipes.

quinta-feira, 13 de março de 2014

RELAÇÃO ENTRE CULTURA E ESCOLA


RELAÇÃO ENTRE CULTURA E ESCOLA



Sobre a relação estabelecida entre cultura e escola pode-se afirmar que a escola é uma instituição cultural, “portanto as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois pólos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados”( Candau e Moreira, 2003). A escola é um encontro de culturas produzidas no cotidiano, na vivência dos indivíduos. Porém, tem-se a cultura produzida por outras gerações e que também tem na escola seu ponto de disseminação. Nesse sentido os autores afirmam que a escola é responsável por transmitir cultura e oferecer às novas gerações o que de mais significativo culturalmente produziu a humanidade. Ou seja, é a escola cumprindo seu papel principal, que é a partir da realidade vivenciada por uma comunidade fazer compreender sua origem e sua história.
Candau e Moreira ( 2003), colocam culturas no plural. Pode-se afirmar que desta forma referem-se ao encontro das diferentes culturas que se encontram na escola, ou seja, ponderam que as trajetórias individuais devem ser consideradas na hora de estabelecer o currículo. Historicamente a escola tem uma visão de monocultura. O currículo estabelecido por diretrizes curriculares, não leva em conta a multiculturalidade presente na sala de aula. Neste sentido os autores afirmam que a escola “esta sendo chamada a lidar com a pluralidade, abrir espaços para a manifestação e valorização da diversidade”. Os autores propõe uma releitura da própria visão da educação, porém essa questão passa essencialmente pela formação do docente. O processo todo se inicia na formação dos docentes que irão atuar com esta multiculturalidade, e, na maioria das vezes já é deficiente. Bom, então se o professor teve uma formação deficiente é obrigado a assumir uma nova postura, novos objetivos, novos conteúdos e novas estratégias de ensino para poder dar conta da realidade encontrada nas salas de aula contemporâneas.
A realidade encontrada nas escola do nosso sistema de ensino, tanto municipal quanto estadual é exatamente este descrito pelos autores. Encontram-se na mesma sala de aula alunos oriundos de diversas culturas, com diferentes aptidões para o aprendizado, com variados interesses, enfim, uma realidade diversa, para a qual é necessário encontrar formas de ensino que sejam capazes de dar conta dessa gama imensa de diversidades.
Texto desenvolvido para a Sala - Currículo, Cultura e Conhecimento – do Curso de Coordenação Pedagógica – UFRGS - 2013

Referência Bibliográfica:
CANDAU, Vera Maria e MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Educação, Departamento de EducaçãoMaio/Jun/Jul/Ago 2003 Nº 23