sexta-feira, 17 de outubro de 2014

INCLUSÃO TECNOLÓGICA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO

INCLUSÃO TECNOLÓGICA NAS METODOLOGIAS DE ENSINO

Claudete Inês Brentano Kuhn
A inserção da tecnologia está cada vez mais evidente no cotidiano das pessoas, sendo constantemente utilizada como ferramenta de apoio ou mediadora de diversas atividades pessoais, de trabalho e de fim educacional. Diante dessa nova perspectiva, aliada às propostas de metodologias diferenciadas de aprendizado, questiona-se a real efetividade da introdução da internet e demais ferramentas tecnológicas no processo de ensino.
Cabendo à tecnologia a realização de uma infinidade de tarefas, principalmente no meio profissional, compreende-se a importância das escolas incorporarem o uso de tais sistemas e aplicativos desde as séries iniciais, ao currículo ou às disciplinas, de modo a proporcionar bases sólidas ao aluno para as demandas do futuro. Autores defendem a prática de didáticas alternativas, que incluem a tecnologia e valorizam o conhecimento e o interesse do aluno de modo que o processo de ensino seja contínuo, gradual e prazeroso, porém, salienta-se a importância de atentar-se à intencionalidade pedagógica, uma vez que a inserção de novas ferramentas deva contribuir e enriquecer o aprendizado e, de forma alguma, desvirtuá-lo. O professor não pode ser alheio às novas possibilidades de ensino, o que não significa permitir o uso indiscriminado da tecnologia nas atividades, utilizada “muitas vezes sem critério e com situações claras e inequívocas de deslumbramento tecnológico e de sedução de clientes, em detrimento do uso da informática de modo criativo e embasado por intenções educativas” (SANTOS, 2003).
Sendo assim, é imprescindível que o docente tenha pleno conhecimento sobre a sua turma, sobre a escola e sobre a funcionalidade das opções metodológicas a fim de desenvolver um planejamento potencial, coerente com a realidade e eficiente no sentido educacional, contemplando as possibilidades e promovendo um processo de ensino aprendizagem competente e motivador.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SANTOS, Gilberto Lacerda. A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores. Universidade de Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 08 jul. 2014.

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